Análise do jogo “À Procura de Jesus”: Um bom jogo bíblico

O mercado de games, ainda carece de bons títulos cristãos. A primeira iniciativa cristã que vi nessa área, foi o RPG chamado Caminho Estreito, para PC. Era até legal, apesar de ser muito curto. Mas dificilmente encontramos outros bons títulos bíblicos no mundo dos jogos. Raramente se vê um jogo bem desenvolvido com conteúdo cristão. Porém, hoje venho falar de uma exceção a essa regra: o jogo À Procura de Jesus, disponível para Android.

O que você verá por aqui:

  • História e personagens
  • Jogabilidade
  • Avaliação do game
  • Link para download

História e personagens

A trama se passa por volta do ano 30 D.C., e conta a história do jovem Eliab, que tenta encontrar alguém que possa ajudá-lo a curar sua irmã, Sara, que está doente e a beira da morte. Nesse contexto, ele ouve falar de um Profeta que as pessoas dizem anda por aí fazendo milagres. Assim, ele te convida para uma viagem (isso mesmo jogador, VOCÊ se torna um personagem do jogo!) em busca de Jesus de Nazaré (o “Profeta” que as pessoas estavam falando), na esperança que Ele cure sua irmã. Assim você começa uma aventura, onde seus conhecimentos bíblicos serão testados, e você correrá um sério risco se sentir tocado pelo evangelho.

Durante o desenrolar da historia, você entrará em contato com alguns personagens biblicos, como o jovem rico e o paralítico de Cafarnaum (ou Betesda?), e um soldado romano. Mas apesar dos personagens serem reais, os diálogos são fictícios. E em cada um desses encontros, Eliab vai descobrindo mais alguma verdade sobre a pessoa de Jesus Cristo, e conhecendo mais a respeito de seu povo, o povo Judeu. E você, através de diversos mini-jogos, vai realizando um verdadeiro estudo bíblico.

Jogabilidade

O jogo consiste em uma série de desafios bíblicos, no formato de mini-jogos. A campanha principal consiste em cerca de 75 níveis,além de 15 fases bônus, distribuídos em 5 cenário relacionados ao ministério de Jesus. Entre os vários tipos de desafios, temos:

  • Perguntas de múltipla escolha
  • Verdadeiro ou falso
  • Descobrir em que livro está o versículo
  • Colocar as palavras do versículo na ordem correta
  • Organizar eventos em ordem cronológica
  • Descobrir a palavra secreta

A variedade de desafios combinou com o estilo do jogo. A evolução da dificuldade durante o jogo também nos anima em cada nível. Ainda há uma loja dentro do jogo, onde você poderá comprar alguns itens (com dinheiro real, ou estrelas, que você adquire ao concluir cada fase) que facilitaram a sua vida no game – seguindo os atuais padrões da indústria de mobile games. Porém, tenho que fazer uma ressalva quanto à história.

Não me leve a mal, A HISTÓRIA É ÓTIMA! Porém, o problema está na forma em que foi apresentada. Deixa eu explicar: no começo de cada nível, existe um diálogo (muito bem escrito por sinal) que dá sentido à história, e muitas vezes possui um bom conteúdo evangelístico. Porém, são apenas caixas de texto, e imagens estáticas que aparecem na tela, e às vezes são um pouco extensos. Achei um pouco cansativo tanta leitura, e acho que poderia ter alguma animação, ou o áudio das falas acompanhando os textos, ou ainda, um pequeno vídeo, ou outra forma mais interativa de narrar o enredo. Contudo, isto não tira o brilho do jogo, e não será problema, caso você já tenha jogado jogos de RPG, ou goste de ler (aliás, para se dar bem no jogo, você terá que criar o hábito de ler bastante a Bíblia!).

Vale a pena?

Sim! Vale a pena. O jogo é relativamente leve (cerca de 100 MB), e possui claramente um objetivo evangelístico. Ótimo para indicar para algum amigo que não tem muito conhecimento à cerca das verdades bíblicas, para que ele aprenda da maneira correta, e ótimo para você, que talvez já tenha o hábito de estudar a palavra de Deus, e um bom relacionamento com Ele, mas que sente falta de um bom entretenimento cristão.

Então, tá esperando o quê? Mais de 50 mil pessoas já fizeram o download, e estão conhecendo a Bília de uma forma divertida e atraente. Se quiser se unir a elas, é só fazer clicar no link aqui embaixo:

Download do jogo Á Procura de Jesus


Espero que tenham gostando do post, em breve eu volto com mais análises como essa. Tchau!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s